Grupo Podium: uma história construída por empreendedores

Fundado há 18 anos, o Grupo Podium é referência em venda de veículos em todo o Espírito Santo, com empresas atuando de norte a sul do Estado

Diretoria do Grupo Podium, da esquerda para direita: João Carlos Casagrande, Vander Gean Casagrande, Augusto Giuberti, Carlos Giuberti e Glauber Giubertti Margon.

Uma história de sucesso se faz com compromisso, dedicação e união. Assim foi a trajetória do Grupo Podium, que iniciou suas atividades em 1996, na capital capixaba, Vitória, com a aquisição da Serrão Veículos, atual Podium Vitória, e hoje tem 11 empresas de norte a sul do Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Consolidados no setor de agronegócios no norte do estado, o grande desafio desses empreendedores foi entender o novo ramo e fazer com que ele crescesse. “Não tínhamos experiência, mas sabíamos que o ramo de veículos era promissor naquela época”, afirmou a diretoria.

Depois de três anos de atuação à frente da concessionária em Vitória,em1999,houveaentradadoGrupoCasagrandecomo sócio do empreendimento, e o Grupo Podium inicia sua expansão.

A primeira filial foi aberta em Cariacica, no ano 2000. No ano seguinte, a aquisição da Podium Serra marcou o crescimento do Grupo. Naquele período, o mundo vivia a crise dos Tigres Asiáticos, que afetou a economia entre 1998 e 2002. “Mas foi na crise que soubemos nos destacar, usando a experiência de um crescimento sólido e consistente”, destacou a diretoria.

Glauber Giubertti Margon completa, afirmando que a boa administração e os investimentos adequados facilitaram a expansão na hora certa. “Tínhamos a base do negócio consolidada, e, quando todo mundo desacelerou na crise, o Grupo Podium acelerou. O alicerce foi a administração enxuta, familiar e os investimentos na empresa. O lucro fica todo aqui dentro, então, quando surge a oportunidade, podemos fazer investimentos e sempre fomos felizes nas decisões”, comenta.

Os frutos desse trabalho foram colhidos ao longo dos anos. As montadoras vêem o Grupo Podium como um bom parceiro comercial, reconhecem seu trabalho e profissionalismo, tanto dos gestores quanto dos funcionários. Tal fato gerou convites para assumir outras concessionárias espalhadas pelo estado. Em 2005, a Volkswagen fez o convite para que o Grupo assumisse a Premium de Linhares. No ano seguinte, foi a Premium de Colatina, e em 2007, a de Aracruz.

Em 2008, o Grupo Podium foi convidado pela Fiat a assumir a unidade de Campos, primeira fora do Espírito Santo, e em 2011, a aquisição da Kia, marcou o início da atuação no mercado de carros importados. Por fim, em setembro de 2013, o Grupo fechou o ano com mais duas aquisições: uma Podium em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Venda Nova do Imigrante.

Olhando para o futuro, o Grupo Podium pretende continuar expandindo e crescendo nas marcas que já representa além de tornar cada concessionária um ambiente seguro e fiel não só a seus clientes, mas também aos colaboradores. As conquistas são recompensas do trabalho de um grupo que não só acredita na marca pela qual trabalha, mas também acredita em seus funcionários. O reconhecimento e a valorização do trabalho são essenciais para manter a motivação e a qualidade tão elogiada da equipe.